Como a vida moderna influencia a saúde mental?

As doenças mentais estão cada vez mais prevalentes, inclusive entre os jovens. A depressão e a ansiedade estão entre as que mais crescem. E quais podem ser os motivos desse acontecimento?

As pessoas têm cada vez mais buscado sucesso pessoal e profissional.  Vinte e quatro horas já não são suficientes para cumprir as metas do dia. A preocupação com o trabalho muitas vezes ultrapassa a preocupação com o próprio bem estar.

O trânsito, a violência/criminalidade, a instabilidade financeira, a correria do dia a dia levam a níveis de estresse diários que podem acabar alterando nossa mente, podendo desencadear quadros de transtornos de humor e ansiedade. O estresse é um mecanismo normal do corpo. As substâncias liberadas (como a adrenalina e o cortisol) diante de situações estressantes tem importante papel para o organismo reagir àquela situação. Mas a liberação dessas substâncias de forma crônica e excessiva pode causar alterações no metabolismo e na saúde mental.

Outra mudança na vida moderna é o uso da internet e das redes sociais. A maneira como as pessoas interagem e se comunicam vem mudando. A tecnologia pode trazer efeitos positivos e negativos a longo prazo.  

Se por um lado as mídias sociais ajudaram a aproximar quem está longe, por outro, reduziram o tempo de interação entre as famílias e amigos que estão no mesmo ambiente físico. As pessoas tendem a mostrar só seus sucessos nas redes sociais, fazendo com que muitos acreditem que a vida do outro realmente é assim como vista na tela, “perfeita”.  Essas mudanças causam impacto na saúde mental do individuo, podendo contribuir para problemas psiquiátricos, como transtornos ansiosos, depressivos, comportamentos compulsivos e dependência.

Temos que nos adaptar a essas mudanças da vida moderna, nos preocupando sempre com nosso bem estar. Alguns hábitos podem ajudar a controlar o estresse, como praticar atividade física regularmente, meditar, ter uma alimentação balanceada, realizar atividades de lazer, dormir bem à noite. Vale ressaltar que é importante os pais monitorem o tempo que as crianças e adolescentes passam nos celulares, computadores e jogos eletrônicos. O nosso desafio diante dessas mudanças da vida moderna é buscar o equilíbrio, sabendo aproveitar o que essas modificações nos trazem, sem deixar que nossa saúde mental seja prejudicada.

 

 

Previous
Previous

Agorafobia

Next
Next

Eletroconvulsoterapia (ECT)