TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT)
O que é?
É um transtorno caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. É marcado por aumento de estresse e ansiedade após um evento traumático. A pessoa reage à experiência com medo e impotência, revive persistentemente o acontecido e tenta evitar lembrar-se dele.
Quais os eventos causadores?
Os eventos estressores incluem ser testemunha ou estar envolvido em um acidente ou crime violento, combate militar ou agressão, ser sequestrado, estar envolvido em um desastre natural, ser diagnosticado com uma doença com risco de morte ou vivenciar abuso físico ou sexual.
Como se manifesta?
O TEPT pode ocorrer tanto em crianças como em adolescentes e adultos e os sintomas são persistentes (no mínimo mais de 1 mês). Em geral o transtorno se desenvolve algum tempo depois do trauma (pode variar de 1 semana a 30 dias).
Os indivíduos com TEPT apresentam sintomas em alguns domínios:
Reexperiência traumática (flashbacks, lembranças, sonhos do evento traumático).
Evitação de estímulos associados ao trauma (evitar recordações, pensamentos, sentimentos ou atividades, lugares, pessoas, objetos relacionadas ao trauma).
Hiperexcitabilidade (irritabilidade, comportamento imprudente ou autodestrutivo, hipervigilância, dificuldade de concentração, sobressalto exagerado, problemas de concentração, alteração do sono).
Negatividade (culpa, medo, sentimento de distanciamento dos outros, incapacidade de sentir emoções positivas, sensação de vazio e perda da esperança no futuro).
Como é feito o tratamento?
Após o indivíduo vivenciar um evento traumático o tratamento envolve apoio, encorajamento para discutir o evento e educação sobre uma variedade de mecanismos de enfrentamento.
Quando o paciente já desenvolveu TEPT o tratamento incluiu educação sobre o transtorno, psicoterapia e medicamentos.
Fonte: Compêndio de Psiquiatria (Kaplan 2017).