Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
O que é:
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões.
Obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos recorrentes que aparecem de forma involuntária e indesejada, gerando ansiedade, medo ou desconforto.
Compulsões são comportamentos ou atos mentais repetitivos e voluntários realizados na tentativa de se livrar das obsessões e/ou aliviar ansiedade.
As obsessões e as compulsões recorrentes costumam causar sofrimento ao individuo, consomem tempo e interferem na sua rotina normal.
Dimensões de sintomas obsessivos-compulsivos mais comuns:
Contaminação: medo de contaminação/germes (obsessão) seguida por limpeza/lavagem excessivas ou evitação de objetos supostamente contaminados (compulsão).
Dúvida Patológica: dúvidas sobre a possibilidade de falhas e a necessidade de ter certeza (obsessão), podendo ser seguida de verificação/checagem (compulsão). Ex. dúvida se trancou a porta, seguida de repetidas verificações.
Simetria: preocupação em que as coisas estejam alinhadas e simétricas ou no lugar “certo” (obsessão), seguida por alinhar os objetos para que fiquem na posição “certa” (compulsão).
Pensamentos impróprios ou repugnantes: pensamentos de conteúdo violento ou agressivo, sexual ou blasfemo (obsessão), seguido ou não de atos na tentativa de neutralizá-los (compulsão).
Pensamentos supersticiosos: medo de que alguma desgraça ou tragédia aconteça (obsessão), seguidos por comportamentos os atos mentais que acredita que impeçam que algo ruim aconteça de fato (compulsão). Ex. “Se não deixar meus chinelos alinhados ao lado da cama algo ruim vai acontecer comigo”/ “Se eu não usar roupa vermelha nas sexta-feiras minha esposa vai ficar doente”.
Dados:
Atinge 2,5% das pessoas ao longo da vida.
Homens e mulheres são igualmente afetados.
A idade média de início é por volta dos 20 anos.
É comum pessoas que sofrem com TOC serem também afetadas por outras doenças psiquiátricas, como Depressão e Fobia social.